domingo, 25 de janeiro de 2015

Syriza: "A Grécia Virou Uma Página na Europa"


A União Europeia prepara-se para negociar com Alexis Tsipras e o Syriza
Após o resultado obtido, e o discurso de vitória, Tsipras afirma, que a Grécia virou uma página na Europa", será o primeiro ministro, com o qual a Europa terá de negociar, no entanto, sem a maioria absoluta, terá que negociar com os partidos da oposição, o que faz com que o programa de governo nasça mais dessas negociações, do que do programa eleitoral votado no pleito de hoje.

Não acho normal o Primeiro-Ministro português não comentar absolutamente nada sobre a vitória do Syriza nas eleições gregas, porque até pelo protocolo é presumível que Passos Coelho tenha que enviar um comunicado de congratulações a Alexis Tsipras que será o seu homologo grego.

Era espectável que todos os partidos à esquerda se identificassem com esta vitória, uns mais que outros, e que evidenciassem a consequência da austeridade sem crescimento que troika causou na vida económica e social grega, mas também portuguesa, bem como o fracasso do liberalismo, visível na crise social, que é um verdadeiro Iceberg.

A teoria de uma Europa a duas velocidades, faz cada vez mais sentido, e antes tarde que nunca é importante que se tenham em conta as assimetrias dos países do sul da Europa, com os países do Norte.

Por Filipe de Freitas Leal

contador de visitas Leituras visualizações

Sobre o Autor

Filipe de Freitas Leal nasceu em Lisboa, em 1964, estudou Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Estagiou como Técnico de Intervenção Social numa Instituição vocacionada à reinserção social de ex-reclusos e apoio a famílias em vulnerabilidade social, é blogger desde 2007, de cariz humanista, também dedica-se a outros blogs de temas diversos.

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Projeto gráfico pela Free WordPress Themes | Tema desenvolvido por 'Lasantha' - 'Premium Blogger Themes' | GreenGeeks Review