terça-feira, 9 de setembro de 2014

Software Livre - Poupa Dinheiro aos Utilizadores.

www.softwarelivre.com.br
O software livre, é uma das melhores opções para os utilizadores, quer se trate de particulares, empresas e sobretudo do Estado, que poupa milhões e milhões em consumo de software.
Segundo dados publicados na imprensa, revelaram que o Estado português gastou entre 2008 e 20013 cerca de 113 milhões de euros do erário público, que poderiam ter sido poupados. Esta informação foi revelada após um estudo feito pela UC Universidade de Coimbra,

Dos principais softwares livres também denominados de Open Source, temos vários tipos diferentes, tais como sistemas operativos tal como o Linux Português CaixaMágica, ou o Linux Ubuntu, que além de serem gratuitos são mais resistentes a intrusão de phishing, ou intrusão de ataques de virus e cavalos de tróia.
Outros aplicativos tais como os de escritório, pacotes com folhas de cálculo, folhas de texto, apresentações, base de dados, no qual temo por exemplo o Open Office.
Quanto aos “Anti-virus”, há os gratuitos como o Avast Free, tendo no entanto menos funcionalidades que os pagos, mas é eficiente na eliminação de virus.
Há também soluções de software educativo, e software administrativo para empresas totalmente gratuitos, tendo como uníca obrigação o registo para obter a licença de utilização.

Os programas acima referidos bem como outros, não mencionados podem ser feitos os downloads, nos sites dos respectivos softwares, ou em páginas na web, próprias para esse fim, tal como o site brasileiro www.baixaki.com.br, onde encontra uma variedade de software livre para todas as suas necessidades desde jogos, a edição de som e imagem, entre outros, como aplicativos de melhoria de performance do seu computador.

Fontes e Referências:
Downloadswww.baixaki.com.br
Ciêcia Hoje - Utilizar Software de Código Aberto permitiria ao Estado poupar milhões de euros

Por Filipe de Freitas Leal

Sobre o Autor                                                                           
Filipe de Freitas Leal é Licenciado em Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. É estagiário como Técnico de Intervenção Social numa ONG, vocacionada à reinserção social de ex-reclusos e apoio a famílias em vulnerabilidade social, Blogger desde 2007, com o ideal de cariz Humanista, além disso dedica-se a outros blogs de cariz filosófico e poesia.

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Projeto gráfico pela Free WordPress Themes | Tema desenvolvido por 'Lasantha' - 'Premium Blogger Themes' | GreenGeeks Review