sábado, 29 de setembro de 2012

Etcetera - As Contradições e a fé

A Oração e a Fé de Mãos dadas.
As grandes filosofias religiosas, são imutáveis.
E são imutáveis porque o núcleo no qual se forma a sua filosofia é extremamente simples e acessível a todos.

As grande religiões só são mutáveis no que é falível e humano.
Ora o AMOR que está na base de todas as religiões, não é falível, é perene.

O Mistério é que esse AMOR, e essa FÉ são percebidas pela nossa mente, nem pelas nossas mãos, ou olhos, mas tão somente pelo nosso coração se for simples, o grande problema é conquistar hoje a simplicidade.


Por Filipe de Freitas Leal



Sobre o Autor

Filipe de Freitas Leal nasceu em Lisboa, em 1964, estudou Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Estagiou como Técnico de Intervenção Social numa ONG, vocacionada à reinserção social de ex-reclusos e apoio a famílias em vulnerabilidade social, É Blogger desde 2007, com o ideal de cariz Humanista, além disso dedica-se a outros blogs de cariz filosófico, teológico e poético.

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

MISS - Modelos de Intervenção # 2 - A Construção Social das Ideias

Em todas as dimensões da atividade humana, as ideias são a base fundamental que move para a ação, no Serviço Social, não poderia deixar de ser do mesmo modo.

Definição de Serviço Social: segundo a IFSW International Federations of Social Work, a definição mais aceitavel do trabalho social é a de ser "uma profissão que promove a mudança social., a solução de problemas ao nivel dos relacionamentos e da autonomia das pessoas, com vista à melhoria do seu bem estar".

Os Direitos Humanos, são o grande principio do trabalho social, e levar a Justiça Social às pessoas no seu ambiente onde interagem é um dos maiores objetivos na intervenção social, baseado nas teorias de comportamento humano.

Continua ...

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Modelos de Intervenção em Serviço Social

A Cadeira de Modelos de Intervenção em Serviço Social, é uma cadeira obrigatória do 1.º semestre do 3.º ano do Curso de Serviço Social - Pós Laboral do ISCSP/UTL Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa, no ano letivo de2012/13, cadeira esta que equivale no final a 5 créditos, 5 ECTS.

A metodologia adotada é o ensino teórico-prático, com exposições temáticas com recurso a apresentações multimédia, power-point, análise, discussão de textos, debates, trabalhos de grupo e trabalhos individuais, com a devida orientação da Professora, face ao tema proposto e à metodologia de estudo adequada.
O maior constrangimento é o tempo, apenas 13 aulas de 3 horas, sendo o primeira parte das 19h30 às 20h50 e a segunda das 21h10 às 22h30.

Objetivos da cadeira são, proporcionar instrumentos teóricos que permitam desenvolver conhecimentos teóricos e competências de análise aos alunos de Serviço Social, no que refere à realidade e enquadramento da intervenção social, bem como dar a conhecer as variadas técnicas e modelos de intervenção social, num âmbito que ultrapassa as meras políticas sociais, e tem como cerne do trabalho a pessoa no contexto de crise de acordo com as diferentes abordagens preconizadas. Os conhecimentos adquiridos permitem ao aluno compreender o complexo campo do trabalho social onde a criatividade e sensibilidade são condições sine qua non para o exercício de um bom trabalho de campo.

De um modo mais específico, esta cadeira visa equacionar propostas de intervenção no trabalho social, de modo alternativo, de acordo com o contexto e as abordagens apropriadas.

Competencias a adquirir, esta cadeira, visa desenvolver nos estudantes três competencias básicas face ao trabalho social, a saber:

Competencias instrumentais:
  1- Análise e sinteze de diferentes correntes teóricas da intervenção social.
  2- Trabalho, informação e seleção de metodologias de intervenção no sentido de resolução de situações concretas.
- Competências interpessoais:
  1- Trabalho em grupo, com o focu nas questões de cooperação e liderança.
  2- Comunicação eficaz.
- Competências sistémicas:
  1- Automotivação para a aprendizagem continua,
  2- Aplicação de conhecimento a uma diversidade de situações (adaptação a situações novas),
  3 Adequação da intervenção a desenvolver, no sentido da sua qualidade.

A Bibliografia recomendada é Teoria do Trabalho Social Moderno, de Malcom Payne, bem como uma vasta lista que é entregue a cada aula pela professora, como modo de complemento dos conhecimentos adquirido sem sala de aula, tais como obras de Ander Egg, James Barber, Carlo Rogers entre outros.

O Programa, o programa da cadeira é aqui exposto, capítulo a capítulo e visa orientar o desenvolvimento das aulas e respectivas datas, tendo iniciado a 20 de setembro de 2012.

1ª aula - 20/09
1- Apresentação e Conteúdo programático
2- Introdução à construção social das teorias

2ª aula - 27/09
1- Prática Anti-Opressiva - Modelos teóricos na compreensão da pessoa na situação

3ª aula - 04/10
1- Aprendizagem e desenvolvimento humano - Modelos teóricos na compreensão da pessoa na situação. 

4ª aula - 11/10
1- Modelos teóricos no diagnóstico, modelos diagnósticos > Conceitos de necessidades

5ª aula - 18/10
1- Modelos teóricos no diagnóstico, perspectiva das forças e resiliência Abordagem de aconselhamento > Diagnóstico de risco.

6ª aula - 25/10
1- Modelos teóricos para a Intervenção e mudança social - Abordagem de aconselhamento > Psicodinâmica.

7ª aula - 08/11
1- Modelos teóricos para a Intervenção e mudança social - Abordagem de aconselhamento > Comportamentalisata -cognitivista.

8ª aula - 15/11
1- Modelos teóricos para intervenção e mudança > Abordagens de aconselhamentol > Humanista existêncialista.

9ª aula - 22/11
1- Modelos teóricos para intervenção e mudança > Abordagens de empowerment and advocacy.

10ª aula - 29/11
1- Modelos teóricos para intervenção e mudança > Abordagem de Serviço social > "sistémica"

11ª aula - 06/12
1- Modelos teóricos para intervenção e mudança > Abordagens de serviço social > "intervenção em crise".

12ª aula - 13/12
1- Modelos teóricos para intervenção e mudança > Abordagens de serviço social, Pratica "centrada na tarefa".

13ª aula - 20/12
1- Modelos teóricos para intervenção e mudança,
2- Abordagens de serviço social conferências familiares.
3- "Abordagem eclética".


A Professora Assistente é a Mestre Ana Esgaio, (foto ao lado) é quem ministra esta cadeira, que faz parte da área cientifica das Cadeiras específicas de Serviço Socialtendo uma carga horária de 3 horas semanais para um total previsto de 39 horas em sala de aula, e mais 130 horas de estudo.


Autor Filipe de Freitas Leal


Sobre o Autor

Filipe de Freitas Leal nasceu em Lisboa, em 1964, estudou Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Estagiou como Técnico de Intervenção Social numa Instituição vocacionada à reinserção social de ex-reclusos e apoio a famílias em vulnerabilidade social, é blogger desde 2007, de cariz humanista, também dedica-se a outros blogs de temas diversos.

terça-feira, 18 de setembro de 2012

PF - Políticas da Família # 1 - Apresentação

A Cadeira de Políticas da Família, é uma cadeira obrigatória do 1.º semestre do 3.º ano do Curso de Serviço Social - Pós Laboral do ISCSP/UTL Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa, no ano letivo de 2012/13,
cadeira esta que equivale no final a 5 créditos.
A Professora Auxiliar Drª. Maria José Núncio, é quem ministra a respetiva cadeira, que faz parte da área cientifica da Política Socialtendo uma carga horária de 3 horas semanais para um total previsto de 130.
A metodologia adotada é o ensino teórico-prático, com exposições temáticas com recurso a apresentações multimédia, power-point, análise, discussão de textos e orientação de trabalhos.
Objetivos da cadeira são, permitir compreender as orientações da políticas públicas voltadas para a família, bem como distinguir as diferentes áreas das políticas sociais que afetam a família ou que a ela estejam ligadas; Prevê também a grosso modo, o conhecimento histórico e sociológico da família, e o modo como a família interage no contexto social, influenciando-o e recebendo dele influencias, e compreender a importância das politicas sociais na promoção da família, e diagnosticar contextos familiares, suas funções e disfunções, bem como o de poder desenhar políticas publicas aplicadas à família.
A Bibliografia adotada é entre outros livros, o "Sociologia da Família" de Chiara Saraceno e Manuela Naldini, da coleção "Ensaios Sociológicos" da Editorial Estampa, 406 pgs. 16,50 €.
O Programa, o programa da cadeira é aqui exposto, capítulo a capítulo e visa orientar o desenvolvimento das aulas e respectivas datas.
1- Conteúdo programático – 17/09
2- Informações sobre avaliação e trabalhos de grupo – 24/09
I. Introdução teórico-conceptual
1- Principais conceitos e indicadores de análise à temática da família – 01/10
2- Breve retrato da evolução histórico-sociológica da família – 08/10
3- Contexto social actual e seus impactos na família – 15/10
4- As "novas famílias" – 22/10
II. Dimensões das Políticas de Família
1. Família e Estado: as políticas públicas orientadas para a Família – 29/10
2. Tempos e conciliação trabalho/família – 05/11
3. Parentalidade e educação – 12/11
4. Conjugalidade, separação e divórcio – 12/11
5. Pobreza e exclusão: impactos na família – 19/11

Autor Filipe de Freitas Leal

Sobre o Autor

Filipe de Freitas Leal nasceu em Lisboa, em 1964, estudou Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Estagiou como Técnico de Intervenção Social numa Instituição vocacionada à reinserção social de ex-reclusos e apoio a famílias em vulnerabilidade social, é blogger desde 2007, de cariz humanista, também dedica-se a outros blogs de temas diversos.

Horário do 1º Semestre do 3º Ano - SS-PL

Iniciou-se a 17 de setembro de 2012, o primeiro dia de aulas, do 1º semestre do 3º Ano, do Curso de Serviço Social, no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas,
a novidade é que há um conjunto de disciplinas neste ano que aprofundam a técnica do trabalho social apoiado em estudo de Políticas Públicas e Políticas Sociais, para além disso, a cadeira de "Laboratório I" LAB I, da Professora Doutora Paula Campos Pinto, que é a Coordenadora do ODDH Observatório da Deficiência e dos Direitos Humanos, ligado à DRPI - Portugal, um Observatório da ONU, que solicita a várias Universidades em Todo o Mundo, a organização de um observatório similar a nível nacional, e no qual tive a honra de participar,  no entanto falhei ao não conseguir criar um site com acessibilidade para pessoas invisuais, mas aprendi imenso com o Laboratório bem como colaborei a coligir informação para o mesmo, através do CAPP Centro Administrativo e de Políticas Públicas do ISCSP/UTL.
Clique na imagem para visualizar  melhor.

 
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