sábado, 26 de dezembro de 2015

Nova Zelandia Muda de Bandeira

A Nova Zelândia poderá mudar em breve de bandeira, trata-se de um corte com Londres, mas fundamentalmente de um corte simbólico.
A escolha foi sugerida pelo novo Primeiro-ministro neozelandês John Key que entende que o pavilhão britânico no canto superior esquerdo e a excessiva semelhança da bandeira neozelandesa com a australiana não representam o país e nem os seus valores à luz dos tempos atuais.
Nesse sentido foi aberto um concurso para a escolha do novo símbolo nacional, que deixará de ter a Union Jack no cantão superior da haste, pelo que do concurso, surgem muitas ideias de vanguarda em termos de heráldica moderna.
A escolha da mudança de bandeira faz-se através de dois referendos, um já realizado a partir de 20 de novembro a 11 de dezembro, com cinco propostas que estão na imagem abaixo, pelo que os neozelandeses terão escolhido a bandeira ideal para o país em caso de mudança, seguir-se-á um segundo referendo em janeiro de 2016, no qual será escolhida a opção de preferência dos cidadãos eleitores, votando na bandeira atual ou escolhendo a que foi a mais votada do primeiro referendo.
A bandeira acima e que também está na imagem abaixo, sendo a primeira da direita para a esquerda, é considerada um equilíbrio entre a bandeira atual e a que representa o espírito de mudança face ao símbolos nacionais, contendo uma palma prateada, um dos símbolos dos maori, o povo autóctone da Nova Zelândia.



Autor Filipe de Freitas Leal

Sobre o Autor

Filipe de Freitas Leal nasceu em Lisboa, em 1964, estudou Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Estagiou como Técnico de Intervenção Social numa Instituição vocacionada à reinserção social de ex-reclusos e apoio a famílias em vulnerabilidade social, é blogger desde 2007, de cariz humanista, também dedica-se a outros blogs de temas diversos.

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Projeto gráfico pela Free WordPress Themes | Tema desenvolvido por 'Lasantha' - 'Premium Blogger Themes' | GreenGeeks Review