terça-feira, 4 de agosto de 2015

Um Martir e Humanista: São Romero da América

A América, o Mundo e a Igreja têm agora um mártir que foi na essência um grande humanista , o Arcebispo salvadorenho Oscar Romero, que é hoje conhecido como "El Santo del Puelbo" ou ainda, San Romero de América, tendo sido assassinado em 1980, quando rezava missa numa pequena capela de San Salvador, Capital de El Salvador, foi elevado à categoria de mártir da igreja e beatificado pelo Papa Francisco, no dia 23 de maio de 2015.

O seu assassinato prende-se com a sua luta pelos Direitos Humanos, a defesa das liberdades fundamentais, bem como a Justiça Social que permitisse uma vida digna aos pobres, causas que como bispo defendeu até às últimas consequências através da prática da Não Violência Ativa.

Romero sabia que a sua vida correria perigo, pelo que nem motorista quis continuar a ter, mantendo contudo a sua rotina diária, tal como as missas que tem de ser rezadas todos os dias pelos sacerdotes, tendo sido precisamente na homilia na missa de 23 de março de 1980 que foi decretada a sua sentença de morte pelos algozes do regime militar salvadorenho, crime esse que até hoje não foi punido, nem se sabe sequer a identidade do autor dos disparos que atingiram o coração do defensor dos pobres salvadorenhos.



Autor Filipe de Freitas Leal

contador de visitas Leituras visualizações

Sobre o Autor

Filipe de Freitas Leal nasceu em Lisboa, em 1964, estudou Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Estagiou como Técnico de Intervenção Social numa Instituição vocacionada à reinserção social de ex-reclusos e apoio a famílias em vulnerabilidade social, é blogger desde 2007, de cariz humanista, também dedica-se a outros blogs de temas diversos.

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Projeto gráfico pela Free WordPress Themes | Tema desenvolvido por 'Lasantha' - 'Premium Blogger Themes' | GreenGeeks Review