domingo, 15 de fevereiro de 2015

O Reacendimento do Antissemitismo na Europa

Helle Thorning-schmidt depoisitando flores na sinagoga

Copenhaga viveu um fim de semana de terror, visto ter havido ataques terroristas num Centro Cultural da capital dinamarquesa, onde se encontrava o embaixador de França, e um famoso cartoonista sueco, perseguido por uma fátua,(sentencia da pena capital, proferida por um imã) por ter desenhado o profeta Maomé como sendo um cão.

Este foi o primeiro atentado de ontem, tendo feito uma vitima mortal e três policias feridos.

Segui-se o terror com o atentado ainda na capital a uma sinagoga, por volta das 2h00 da madrugada, da qual uma pessoa perdeu a vida e duas ficaram feridas, e cinco policias ficaram feridos. Não é claro que ambos os ataques estejam ligados entre si, ma tudo indica que no primeiro há claramente um cariz de fundamentalismo islâmico, e no segundo atentado um claro objetivo antissemita. O autor dos atentados foi abatido, e estão-se a proceder a investigações sobre a natureza e o móbil deste atentado.

O que mais há a lamentar é que a médio prazo, a maior vitima destes atentados todos, seja a tolerância, mesmo que o objetivo dos ataque seja em primeira análise contra a opinião pública ou a comunidade de confissão judaica, o objetivo é claramente a de criar um estado de medo e convidando-nos para lutar no campo que só os fundamentalistas conhecem: a vingança e o ódio, e isso não poderá ser feito, há que manter a união dos povos de uma Europa pluricultural.

A Primeira-Ministra dinamarquesa Helle Thorning-schmidt, afirmou "faremos de tudo para proteger a comunidade judaica do nosso país", 

Por Filipe de Freitas Leal

contador de visitas Leituras visualizações

Sobre o Autor

Filipe de Freitas Leal nasceu em Lisboa, em 1964, estudou Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Estagiou como Técnico de Intervenção Social numa Instituição vocacionada à reinserção social de ex-reclusos e apoio a famílias em vulnerabilidade social, é blogger desde 2007, de cariz humanista, também dedica-se a outros blogs de temas diversos.

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Projeto gráfico pela Free WordPress Themes | Tema desenvolvido por 'Lasantha' - 'Premium Blogger Themes' | GreenGeeks Review