quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Raif Badawi - O Direito de Ser Blogger


O blogger saudita Raif Badawi, de 31 anos, casado e pai de três filhos, foi condenado pelo uso da liberdade de expressão e pensamento, em artigos no site Rede Liberal Saudita, onde pedia a diminuição da influência da religião islâmica da corrente wahabita, na sociedade e na política do seu país, Badawi é acusado de subversão, mas o mais grave é a acusação de renúncia à fé, o que geralmente pode conduzir à pena de morte.
A família do blogger, está a viver exilada no Canadá desde a sua detenção em 2012, e vários ativistas dos direitos humanos, como a Amnistia Internacional, e a Human Rights  Watch, movimentam-se em petições para a libertação do blogger saudita.
Dia 9 de janeiro, Raif Badawi recebeu as primeiras cinquanta das mil chibatadas em que lhe foram impostas com punição, cumprindo-as em praça pública na cidade de Riad, capital da Arábia Saudita.
A mulher de Badawi, teme que o seu marido não resista à próxima aplicação da pena, de outras cinquenta chicotadas, que está prevista para a sexta-feira do dia 16 de Janeiro de 2015.

A Amnistia Internacional, juntamente com outros ativistas, estão a lutar pela libertação do blogger e também para que a liberdade de expressão, como o simples facto de se poder ter um blog possa vir a ser uma realidade na vida social e política saudita.





Ou no LinkAmnistia Internacional, Libertação para Raif Badawi

Autor Filipe de Freitas Leal


Sobre o Autor

Filipe de Freitas Leal nasceu em Lisboa, em 1964, estudou Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Estagiou como Técnico de Intervenção Social numa Instituição vocacionada à reinserção social de ex-reclusos e apoio a famílias em vulnerabilidade social, é blogger desde 2007, de cariz humanista, também dedica-se a outros blogs de temas diversos.

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Projeto gráfico pela Free WordPress Themes | Tema desenvolvido por 'Lasantha' - 'Premium Blogger Themes' | GreenGeeks Review