terça-feira, 5 de agosto de 2014

Israel x Palestina - A Visão de Amos Óz

Acabo de ler um artigo de Amos Óz, com quem concordo plenamente, ele é o fundador do movimento Shalom Achshav (Paz Já) que defende claramente o direito à existência de dois estados Independentes (Israel e a Palestina) bem como defende o direito de Israel se proteger e responder aos atos terroristas, ataca inequivocamente o terrorismo covarde do Hamas, e considera no entanto ser exagerada esta ofensiva, pelo facto de ser o Hamas a tirar o proveito político, devido ao número de vitimas, mesmo que sejam escudos humanos, são esses os objetivos do Hamas, e Israel está a fazer precisamente o que o Hamas quer.

Eu penso que em política os atos ainda que de legitima defesa, devem ter sempre em conta, não apenas o momento presente, mas as necessidades futuras, e se em política isso não for bem avaliado, pode-se entrar numa situação a que eu chamo de "Ponto de Não-Retorno" ou a Irreversibilidade da situação. E eu falo precisamente, de um possível isolamento político e diplomático de Israel em grande escala, com a agravante do recrudescimento do sentimento antissemita que neste momento se soma à xenofobia e racismo, que estão em crescimento no coração da Europa.

O que se deve fazer é tudo menos dar razão e força política ao Hamas, por não ser o legitimo representante da Autoridade Palestiniana, legitimidade essa que pertence a Mahmoud Abbas, que está no entanto enfraquecido politicamente com esta situação.


Fonte 1: Deutsche Welle www.dw.de/notícias/
Fonte 2: Folha de S. Paulo www1.folha.uol.com.br/israel

Por Filipe de Freitas Leal




Sobre o Autor


 - Nasceu em 1964 em Lisboa, é estagiário em Serviço Social, numa ONG, tendo se licenciado pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa - ISCSP/UL, Fundou este blog em 2007, para o debate de ideias e a defesa do ideal humanista, edita ainda outros blogs, desde filosofia à teologia e apoio autodidático. (ver o Perfil)

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Projeto gráfico pela Free WordPress Themes | Tema desenvolvido por 'Lasantha' - 'Premium Blogger Themes' | GreenGeeks Review