terça-feira, 15 de julho de 2014

Morreu Edouard Shevarnadze - O Líder Georgiano

Eduard Shevardnadze, ex-presidente georgiano faleceu em Tiblissi no dia 7 de julho aos 86 anos, tendo nascido em 1928, durante a URSS União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.

Shevarnadze foi ministro de Assuntos Exteriores da União Soviética, entre os anos de 1985 a 1990, no governo de Mikhail Gorbachev, tendo sido junto com este, um dos mentores do fim da Guerra Fria, um homem favorável à retirada das tropas do Afeganistão, e da queda do Muro de Berlim, Shevarnadze foi juntamente com Gorbachove um dos promotores da Perestroika (Reestruturação) que conduziu à dissolução da URSS e à secessão dos diversos estados daí advindos, como a Geórgia.

Após o colapso da URSS e o fim da Guerra Fria, do qual é um dos mentores, veio a ser o primeiro presidente da Geórgia, cargo que ocupou de 1992 a 2003, tendo renunciado durante os protestos que conduziram à Revolução Cor de Rosa.


Este artigo respeita as normas do novo Acordo Ortográfico.


Sobre o Autor



 - Nasceu em 1964 em Lisboa, é estagiário em Serviço Social, numa ONG, tendo se licenciado pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa - ISCSP/UL, Fundou este blog em 2007, para o debate de ideias e a defesa do ideal humanista, edita ainda outros blogs, desde filosofia à teologia e apoio autodidático. (ver o Perfil)

1 comentários:

Diogo disse...

O Diabo tenha em tormento a sua alma....

Enviar um comentário

 
Projeto gráfico pela Free WordPress Themes | Tema desenvolvido por 'Lasantha' - 'Premium Blogger Themes' | GreenGeeks Review