sábado, 14 de junho de 2014

Humanismo, As Pessoas Primeiro

O Humanismo é uma filosofia, que coloca o Ser Humano, como foco central de todas as preocupações, políticas, sociais, económicas, científicas, culturais e até religiosas, por outras palavras é a filosofia que defende que todos estes mecanismos de apoio e todas as estruturas sociais e económicas, devem ser feitas para a Humanidade e não para escravizar uma maioria em prol de uma minoria privilegiada.

Há diferentes humanismos, mas este é o que hoje tem maior expressão no sentimento ideológico da grande maioria dos Humanista a nível mundial, há tipos de humanismo dogmático que preconizam o ateísmo, e o pregam de forma militante, há os humanistas cristãos, os humanismo judaico, há um humanismo no sentido clássico do renascimento cultural, e  há um humanismo que preconiza o que acima foi dito, de uma total libertação da pessoa humana em todos os sentidos, inclusive libertação dos preconceitos, e de toda a forma de grilhões que nos toldam.

Mário Rodriguez Cobos, também chamado de Silo, talvez seja o mais expressivo líder humanista dos últimos tempos, defensor incansável de uma sociedade sem violência, Silo é a par de outros grandes líderes o preconizador da NVA Não-violência Ativa, como forma de atuação, a não-violência é o maior discurso de um Humanista, em todos os sentidos possíveis em todas as situações imaginárias.

Deixo-vos abaixo, hiperligações para documentos humanistas, que de outro modo irão ilustrar de forma mais aprofundada, o conhecimento do que é o humanismo hoje nas diversas correntes.

Livros para Download:
Humanismo e História - Download - Aqui
O Existencialismo é um Humanismo  – Jean Paul Sarte – Download - Aqui
Reflexões sobre a filosofia Humanista  –  Iolanda Oliveira – Download - Aqui

Autor Filipe de Freitas Leal

Sobre o Autor

Filipe de Freitas Leal nasceu em Lisboa, em 1964, estudou Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Estagiou como Técnico de Intervenção Social numa Instituição vocacionada à reinserção social de ex-reclusos e apoio a famílias em vulnerabilidade social, é blogger desde 2007, de cariz humanista, também dedica-se a outros blogs de temas diversos.

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Projeto gráfico pela Free WordPress Themes | Tema desenvolvido por 'Lasantha' - 'Premium Blogger Themes' | GreenGeeks Review