sábado, 19 de abril de 2014

19 de Abril - Dia do Índio

Os povos indígenas do Brasil, recebem no dia de hoje, a homenagem maior, do reconhecimento e da importância da sua contribuição na mesclada brasilidade, rica em cores, em sons e em afetos. Reconhece-se ainda a sua contribuição para os sabores, os paladares, as palavras que enriqueceram ainda mais o português hoje falado, a sua contribuição no artesanato em particular nas redes onde nós todos gostamos de descansar.

As suas flautas, as suas canoas, enfim toda a sua cultura é hoje um património de valor incalculável, e ensinam-nos a viver em sintonia com o ambiente, no respeito da fauna e da flora, que se tornaram deste a tenra idades dos povos, a casa mais preciosa que a humanidade tem, e tem ainda mais que sabre preservar.

O Dia dos Índios, foi decretado pelo Presidente Getúlio Vargas, e é comemorado a 19 de Abril, desde o ano de 1943, de lá para cá, houve muitos progressos, mas no entanto a agressão aos índios ainda não cessou com a Independência, ou com a Proclamação da República, ou ainda com o retorno à democracia, a Aurora dos povos indígenas necessita de muito mais que aceitação, ou tolerância, necessita sim de integração, e de forma real e inequívoca na sociedade moderna dentro de uma cultura brasileira e humanista.

Autor Filipe de Freitas Leal


Sobre o Autor

Filipe de Freitas Leal nasceu em Lisboa, em 1964, estudou Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Estagiou como Técnico de Intervenção Social numa Instituição vocacionada à reinserção social de ex-reclusos e apoio a famílias em vulnerabilidade social, é blogger desde 2007, de cariz humanista, também dedica-se a outros blogs de temas diversos.

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Projeto gráfico pela Free WordPress Themes | Tema desenvolvido por 'Lasantha' - 'Premium Blogger Themes' | GreenGeeks Review