domingo, 10 de março de 2013

O Site EHL Estudos, Humanismo e Livros

Somos não uma universidade, mas antes uma plataforma de partilha do conhecimento, de nível universitário, e também de aprimoramento cultural a estudantes de todos os níveis,  bem como a todos os profissionais e interessados em desenvolver a sua cultura geral.

O que é? - O EHL é um site de partilha e aprendizagem do conhecimento, pretende ser o suporte para quem já tem um curso e quer aprimorar-se, e tem como fim ultimo a aquisição de cultura, como ferramenta indispensável para o exercício da cidadania activa, da democracia participativa, e na ampla consciência pelos valores dos direitos humanos.

Sem custos - Não sendo uma instituição convencional de ensino, o funcionamento desta plataforma de conhecimento é totalmente livre de inscrições, sem custos financeiros, sem carga horária, sem avaliações standard, as disciplinas são estudadas livremente consoante forem sendo editadas no site através dos posts, cuja informação reduzida encaminhará para outros sites de aprofundamento, e terão à disponibilidade ficheiros em texto, audio ou video, para ser complementada a aprendizagem. Garantindo obviamente os direitos de autor.

Estudos  Livres - Não há cursos propriamente dito, há sim, 4 áreas de estudo: Ciências Sociais, Humanidades, Letras e Artes, há ainda o estudo das Artes Liberais (Trivium e Quadrivium) - ainda em preparação

Incentivo ao Autodidactismo - É o estudante autodidacta quem define o que de facto precisa saber, e fa-lo-á a seu ritmo e a seu modo, dentro do que precisa e quer estudar, aprender e saber, para acumular o seu Capital Humano, não há hierarquias de mestre e aluno, mas antes uma parceria baseada na partilha horizontal de quem dá e de quem recebe a informação, que pode se reverter, imaginemos um aluno inglês, que quer conhecer a história de Portugal ou do Brasil, receberá, informação para tal, em troca poderá ceder ele mesmo conhecimentos da língua inglesa, num momento recebeu informação, noutro momento retribuiu dando informação, esta partilha é a filosofia da EHL Estudos Humanismo e Livros, fazendo de todos os membro parceiros de igual modo, numa organização horizontal, sem o papel dominante de mestre ou passivo de aluno.

O que pode se fazer? - Cabe aos aderentes o único dever moral, de partilhar com o próximo, o seu conhecimento, no respeito pela personalidade e liberdade intelectual do próximo, e no estrito respeito pelos direitos de autor.

Só uma humanidade culta, produzirá um Mundo mais justo e são.


Autor Filipe de Freitas Leal

Sobre o Autor

Filipe de Freitas Leal nasceu em Lisboa, em 1964, estudou Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Estagiou como Técnico de Intervenção Social numa Instituição vocacionada à reinserção social de ex-reclusos e apoio a famílias em vulnerabilidade social, é blogger desde 2007, de cariz humanista, também dedica-se a outros blogs de temas diversos.

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Projeto gráfico pela Free WordPress Themes | Tema desenvolvido por 'Lasantha' - 'Premium Blogger Themes' | GreenGeeks Review