terça-feira, 2 de outubro de 2012

PF - Políticas da Família # 2 - Principais Conceitos


 Família no conceito sociológico pode definir como uma relação legalmente sancionada, de caráter duradouro, envolvendo cooperação económica, normas de acesso sexual e normas de educação das crianças.
Significado de família, pode ser entendido como o conjunto de pessoas, que unidas por laços sanguíneos e podendo ter uma origem ancestral comum, ou ser formada por laços afetivos como a adoção, sendo que a família forma a base nuclear da sociedade, a célula familiar formada por pai, mãe e um ou mais filhos, que formam uma linhagem um sobrenome.
Etimologia da palavra família, deriva do Latim, famulus, (no plural famuli), que significava servo, e era aplicada a todos os servos e sua descendência, tendo derivado da palavra latina Famma = casa, e fammulu = fazer.
Conceito, a família é um grupo primário na sociedade, ao qual influencia e também recebe influencia simultaneamente, sendo influenciado por outras pessoas, grupos e diversas instituições.

Estrutura de uma família varia de época para época.


Autor Filipe de Freitas Leal

Sobre o Autor

Filipe de Freitas Leal nasceu em Lisboa, em 1964, estudou Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Estagiou como Técnico de Intervenção Social numa Instituição vocacionada à reinserção social de ex-reclusos e apoio a famílias em vulnerabilidade social, é blogger desde 2007, de cariz humanista, também dedica-se a outros blogs de temas diversos.

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Projeto gráfico pela Free WordPress Themes | Tema desenvolvido por 'Lasantha' - 'Premium Blogger Themes' | GreenGeeks Review