segunda-feira, 28 de maio de 2012

Demografia - Introdução


Antes de mais a Demografia é uma ciência voltada ao estudo da dinâmica das populações, no que se refere ao aspeto estático (sua estrutura, dimensão e distribuição ou densidade) e ao aspeto dinâmico, que são os fenómenos como a natalidade, mortalidade, nubência e migrações, e assim sendo é a estrutura baseada nos géneros e nas faixas etárias, e a dinâmica por sua vez, está relacionada com natalidade, nupcialidade, migrações, envelhecimento demográfico e mortalidade.

O envelhecimento aliás tem vindo a crescer e a ter um enorme impacto em todos os setores da sociedade, e o envelhecimento populacional é hoje um dos principais focos de estudo das ciências sociais e políticas.

Fenómenos naturais como secas e catástrofes, guerras e até as crises económicas estão diretamente ligadas ao surgimento de surtos migratórios e de conflitos político militares causados por esses surtos.

Esta disciplina é muito mais interessante do que pode parecer à primeira vista, está muito ligada à geografia e história, mas é tida como uma das grandes ferramentas de outras ciências sociais, tais como a sociologia aplicada, a política social e a ciência política, economia social, bem como a antropologia, a psicologia social, e o Serviço Social necessitam de dados e de conhecimentos só possíveis através do estudo científico da Demografia.

Hiperligações
Demografia – Ciência das Populações – Download - Aqui

Autor Filipe de Freitas Leal

Sobre o Autor

Filipe de Freitas Leal nasceu em Lisboa, em 1964, estudou Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Estagiou como Técnico de Intervenção Social numa Instituição vocacionada à reinserção social de ex-reclusos e apoio a famílias em vulnerabilidade social, é blogger desde 2007, de cariz humanista, também dedica-se a outros blogs de temas diversos.


0 comentários:

Enviar um comentário

 
Projeto gráfico pela Free WordPress Themes | Tema desenvolvido por 'Lasantha' - 'Premium Blogger Themes' | GreenGeeks Review