sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Aprendizagem ao Longo da Vida

A aprendizagem ao logo da vida, mais que um conceito novo, é um modelo de desenvolvimento económico, fruto das mudanças sociais que se verificaram com a globalização, o apogeu da sociedade da informação e do desenvolvimento tecnológico galopante.
A aprendizagem ao longo da vida, é transversal a todos os níveis de ensino, é sentida como uma ferramenta necessária a todos os cidadãos (estudantes, trabalhadores, comunidades) e também interessa sobremaneira às empresas, com o intuito de adaptar o capital humano dos seus colaboradores, ao conhecimento e às novas tecnologias sempre em desenvolvimento.
Independentemente dos nível de ensino que tenhamos concluído ou estejamos a frequentar, há sempre necessidade de aprendizagem que vamos precisar aprender, pois são ferramentas paralelas e complementares, ao desenvolvimento do nosso capital humano, das competências para o trabalho ou simplesmente como aquisição pessoal de conhecimento, e trata-se de formações, que vão de cursos de idiomas a aprendizagem especificas como informática, aperfeiçoamento de competências e técnicas.
O autodidatismo, é um modo que visa suprir de forma livre essa necessidade, através da partilha de conhecimento, que irá ser tanto maior quanto maior for o número de aderentes a plataformas de auto-estudo como a UHL Universidade Humanista Livre.


Autor Filipe de Freitas Leal



Sobre o Autor

Filipe de Freitas Leal nasceu em Lisboa, em 1964, estudou Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Estagiou como Técnico de Intervenção Social numa Instituição vocacionada à reinserção social de ex-reclusos e apoio a famílias em vulnerabilidade social, é blogger desde 2007, de cariz humanista, também dedica-se a outros blogs de temas diversos.

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Projeto gráfico pela Free WordPress Themes | Tema desenvolvido por 'Lasantha' - 'Premium Blogger Themes' | GreenGeeks Review