terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Morreu Kim Jong Il - Que Será da Coreia do Norte?

A morte do ditador norte-coreano Kim Jong Il, no sábado passado (provocada supõe-se por um ataque cardiaco), deixa no entanto pairar no espectro político interno e externo as duvidas do que se sucederá a um país decadente e a um povo martirizado por um regime tirano e torcionário, não nos esqueçamos que milhões de crianças morreram à fome na Coreia do Norte, não há muitos anos.
Uma das questões pertinentes é saber quem de facto das elites detém o poder e domina o regime, que está montado já desde o pai Kim Il Sung, e prepara-se a subida ao poder do filho do denominado Querido Lider de nome Kim Jong-un, que tendo perto de 30 anos de idade é já General de 4 estrelas, e que atualmente está a estudar na Suiça, esta sucessão em família faz da Coreia do Norte o único regime comunista com forma de sucessão hereditária e duração vitalícia, ou seja como a monarquia. Mas o problema maior é a dúvida sobre possíveis conflitos diplomáticos ou até militares como forma de consolidar a nova liderança internamente.
Seria uma grande vitória para todo um povo, que até é obrigado a chorar desalmadamente (e como representam bem!) a morte de um tirano dos piores que a história já presenciou.
Resta torcer e desejar Liberdade e prosperidade para o povo norte-coreano doravante! E que tenham a firmeza os novos dirigentes de saberem-se libertar do jugo da tirania e da vergonha da miséria a que votaram todo um povo e condenaram as gerações futuras.

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Projeto gráfico pela Free WordPress Themes | Tema desenvolvido por 'Lasantha' - 'Premium Blogger Themes' | GreenGeeks Review