quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Mahatma Ghandi - Citações

Mohandas Karamchand Ghandi, Nasceu na Índia, na cidade de Porbandar, no dia 2 de outubro de 1869 e morreu assassinado em Nova Deli a  de janeiro de 1948.
Chamado de Mahatma que quer dizer Grande-Alma, foi um dos mais proeminentes líderes políticos da Índia, e um dos maiores Humanistas da História, tendo influenciado muitos outros lideres e ativistas dos direitos humanos a nível mundial.
Grande propulsionador do movimento não violento pela independência da Índia contra a dominação britânica, e autor dos mais belos discursos da sua época.
A sua formação académica foi feita em Londres, licenciando-se em Direito, posteriormente exerceu advocacia na África do Sul, regressando à Índia, onde viria a encabeçar o movimento pela independência.

Citações de Ghandi:

“Não quero ver meu lar emparedado, nem minhas janelas calafetadas. Quero sentir as culturas de todas as terras circulando nele em máxima liberdade. Repugna-me, porém, que o sopro de algumas delas me desloque das raízes. Minha religião não é o credo da clausura. Comporta em seu seio a mais humilde das criaturas de Deus. Mas é impermeável a toda a arrogância e a todo o preconceito, seja ele de raça, religião ou cor.”

"Há um Poder misterioso e indefinível que tudo permeia; eu o sinto, ainda que não o veja. Sentimos a presença desse Poder invisível, e, no entanto, ele desafia toda a nossa demonstração, porque é tão diferente de tudo que percebemos com os sentidos. Ultrapassa os sentidos, mas é possível, até certo ponto, raciocinar sobre a existência de Deus".

“Os sete pecados capitais responsáveis pelas injustiças sociais são: riqueza sem trabalho; prazeres sem escrúpulos; conhecimento sem sabedoria; comércio sem moral; política sem idealismo; religião sem sacrifício e ciência sem humanismo.”

Autor Filipe de Freitas Leal


Sobre o Autor

Filipe de Freitas Leal nasceu em Lisboa, em 1964, estudou Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Estagiou como Técnico de Intervenção Social numa Instituição vocacionada à reinserção social de ex-reclusos e apoio a famílias em vulnerabilidade social, é blogger desde 2007, de cariz humanista, também dedica-se a outros blogs de temas diversos.

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Projeto gráfico pela Free WordPress Themes | Tema desenvolvido por 'Lasantha' - 'Premium Blogger Themes' | GreenGeeks Review