sábado, 1 de outubro de 2011

Mlfonseca.net Muito Mais Que Um Site

Nesta rubrica de "Blogs e Sites", escrevo sobre um site interessantíssimo, de uma Professora, aliás muito querida de todos os iscspianos (alunos do ISCSP) e não só, pois a sua atividade como socióloga e docente ultrapassa fronteiras e onde eu tive a oportunidade de trabalhar por um ano.
O Site mlfonseca.net da Professora Doutora Maria de Lurdes Fonseca, nasceu como um blogue, em 21 de março de 2008, como forma de facilitar o contacto e o acesso de alunos à informação e documentação académica, facilitar a resposta às duvidas dos estudantes universitários e ter matéria suficiente, abrangendo um público para várias áreas das ciências sociais, em particular a sociologia, serviço social e comunicação e a cultura em geral, atualmente está modificado e já não se encontra ativo nas redes sociais em particular a respectiva página do facebook e twitter.
Não obstante, o blogue evoluiu para um site, e veio a ser também um local de partilha de ideias e sobretudo de divulgação cientifica e académica, ultrapassando as fronteiras nacionais, pelo que veio a abranger também as redes sociais com uma página repleta de mais de três mil fãs no facebook e outros tantos no twitter.
O site inicialmente dispunha de um chat inserido numa plataforma e-learning de estudos das cadeiras lecionadas, o que fez com que a professora Lurdes Fonseca fosse pioneira desse método didático no Instituto onde leciona, só mais tarde o ISCSP Implementou o seu sistema "Moodle" de Plataforma E-learning.
A professora encarnou ainda a unificação das duas universidades lisboetas (a Técnica e a Clássica) de uma forma curiosa e ao mesmo tempo motivadora, sendo docente na primeira e estudante universitária na segunda, estando a lecionar no ISCSP e a cursar Biologia na FCUL Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, nesta que é denominada popularmente de a "nova" Universidade de Lisboa (UL), tendo assim tornando-se num símbolo dessa unificação.
O site, contava com vários colaboradores, antes de ter sofrido de problemas técnicos do Servidor, o que fez que estivesse inativo vários meses, voltando só em Março de 2014, os colaboradores eram entre outros: Catarina Silva, João Oliveira, Isabel Fonseca, Daniela Silva, Ana Jesus, Catarina Lucas, Leonor Brito, Luís Carrasco, Sara Martins,  Filipe Leal entre outros, que escreveram em áreas especificas, como o serviço social, divulgação cientifica, comunicação,  cultura, sociologia entre outros, atualmente o site está diferente e já não tem colaboradores.
Vale a pena visitar a página, todavia já não está visível no facebook. para se ter uma ideia do que era o antigo site, e visitar o novo modelo, mais dinâmico e  moderno, um verdadeiro lugar comum de partilha do conhecimento e da divulgação, onde pode dizer-se que foi, é e continuará a ser muito mais que um site, como dizia a autora à altura da fundação, "O espaço de aprender, de reencontrar e de expressar ideias".
Autor Filipe de Freitas Leal

Sobre o Autor

Filipe de Freitas Leal nasceu em Lisboa, em 1964, estudou Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Estagiou como Técnico de Intervenção Social numa Instituição vocacionada à reinserção social de ex-reclusos e apoio a famílias em vulnerabilidade social, é blogger desde 2007, de cariz humanista, também dedica-se a outros blogs de temas diversos.

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Projeto gráfico pela Free WordPress Themes | Tema desenvolvido por 'Lasantha' - 'Premium Blogger Themes' | GreenGeeks Review