sábado, 8 de outubro de 2011

Nobel da Paz 2011 - 3 Mulheres, 3 Lutas

Não poderia deixar de mencionar o Prémio Nobel da Paz para 2011, que foi atribuído merecidamente a 3 mulheres, de diferentes países e todas com uma singular e inigualável atividade de luta pela paz.
Vou referir primeiro Tawakkel Karman (32 anos) jornalista, chamada de "A mãe do Iemen", uma ativista corajosa da "Primavera Árabe" que lutou no seu país pela democracia, pelos direitos humanos e pela igualdade de condições entre-géneros a favor da dupla libertação da mulher: face à sociedade e ao regime que oprimia a sua nação.
Depois foi igualmente galardoada Leymah Gbowee (39 anos), ativista pela Paz na Libéria, que colocou fim à 2 Guerra Civil naquele país em 2003, e também da Libéria a Presidente Ellen Johnson Sirleaf (72 anos), é a Dama de Ferro africana, ex-presa politica, líder do Partido da Unidade, foi a primeira mulher em toda a África a ser eleita para a presidência em 2005, quando derrotou o candidato liberiano e jogador de futebol George Weah. Está atualmente a concorrer para um segundo mandato, com vantagem nas ultimas sondagens que lhe dão o primeiro lugar nas intenções de voto.
Para além da luta pela paz, os direitos humanos, as três laureadas somam uma luta inigualável e pacifica pela igualdade de oportunidades das mulheres, sobretudo no mundo árabe e africano.
O Mundo congratula-se com esta nomeação em prol da igualdade de género, das liberdades civicas e da Paz, sempre tão necessária de ser lembrada e homenageada para que não seja esquecida.

Autor Filipe de Freitas Leal

Sobre o Autor

Filipe de Freitas Leal nasceu em Lisboa, em 1964, estudou Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Estagiou como Técnico de Intervenção Social numa Instituição vocacionada à reinserção social de ex-reclusos e apoio a famílias em vulnerabilidade social, é blogger desde 2007, de cariz humanista, também dedica-se a outros blogs de temas diversos.

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Projeto gráfico pela Free WordPress Themes | Tema desenvolvido por 'Lasantha' - 'Premium Blogger Themes' | GreenGeeks Review