segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Livros - Choque do Futuro - Alvin Toffler

Estou a ler, vou devagarinho pois tenho mais coisas para ler e trabalhos para fazer, mas decidi-me a ler O "Choque do Futuro", foi o primeiro grande best-seller de Alvin Toffler, o escritor estadunidense formado em letras que no entanto tem juntamente com Heidi Toffler sua mulher, uma veia sociológica que influenciou qual mago ou adivinho o modo de pensar das novas gerações de professores, políticos,  sociólogos,  antropólogos e tantos outros profissionais dás ciências sociais e da gestão.
Toffler fala-nos de uma revolução tecnológica que além de afetar as nossas vidas transformará o mundo de tal forma que será irreconhecível para as gerações mais novas.
O livro Choque do Futuro é uma obra voltada para o microsociológico, abarca as mudanças pessoais e microsociais no interior da família, da empresa, da cultura, das comunicações que nos dirigem o modo de ver, pensar, julgar e agir em sociedade à luz das revoluções tecnológicas, informacionais e corporativas que são irreversíveis, por outras palavra Toffler escreveu com três décadas de antecedência sobre o futuro, e realmente acertou, o que temos hoje é tal qual falava, mas não termina aqui, o livro revela a dinâmica da revolução tecnológica e informacional que funciona como bola de neve.
A onde isto irá parar? Talvez o leitor consiga se aperceber onde, se ao ler o livro compreender o mundo em 1980 e o comparar com o que temos hoje, e as mudanças políticas do pós 11 de setembro, a crise económica nos Estados Unidos do surprime e consequentemente a crise financeira europeia, bem como a contagem regressiva para salvar o planeta, e por extensão a humanidade, provam que estamos numa revolução imensa e o leitor é agente e ator nisto tudo, o pior que podemos fazer é fechar os olhos e não querer ter consciência e tomar partido nesta revolução da nova era.
Autor Filipe de Freitas Leal

Sobre o Autor

Filipe de Freitas Leal nasceu em Lisboa, em 1964, estudou Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Estagiou como Técnico de Intervenção Social numa Instituição vocacionada à reinserção social de ex-reclusos e apoio a famílias em vulnerabilidade social, é blogger desde 2007, de cariz humanista, também dedica-se a outros blogs de temas diversos.

1 comentários:

Fred Vilar disse...

Livro imperdível, atual desde 1970, e cuja leitura é importante, útil e necessária, além de tempestiva, no desenvolvimento de visão crítica acerca do mundo que nos cerca, e isso para a utilização nos mais variados campos de nossas vidas. É o tipo de obra que faz refletir a cada colocação marcante, ou em sentido mais amplo, a cada capítulo. Um clássico mundial. Leia. Não se arrependerá.

Enviar um comentário

 
Projeto gráfico pela Free WordPress Themes | Tema desenvolvido por 'Lasantha' - 'Premium Blogger Themes' | GreenGeeks Review