terça-feira, 11 de outubro de 2011

13º Congresso de Gerontologia Social


SPGG – Sociedade Portuguesa de Geriatria e Gerontologia, está a realizar o 13º Congresso de Gerontologia Social, que decorre nos dias 13 e 14 de outubro, com o tema central do Envelhecimento Ativo: O Conhecimento Científico e as Recomendações para a Ação.
Tendo lugar no Altis Park Hotel nas Olaias, o Congresso tem a participação dependente de inscrição que poderá ser feita no momento, com um custo de 40€.
Trata-se de um Congresso muito pertinente para profissionais, estudantes e interessados nas áreas do Serviço Social e da Gerontologia e que ocorre na sequência do 32º Congresso Português de Geriatria também organizado pela SPGG nos antecedentes dias de 11 e 12 de outubro.
O Congresso inicia dia 13 de outubro, 5ª Feira, pelas 09h15, encerrando às 18h15 do dia 14 de outubro, 6ª feira. Terá a participação de importantes figuras da sociedade portuguesa.
Abaixo deixo assinalados os temas abordados nas palestras, que penso serem de maior relevância  e interesse para os interessados na área da Ação e Serviço Social, a saber:
Dia 13 de outubro
Saúde e Envelhecimento, Novos Desafios do Conhecimento Cientifico: Envelhecimento e Imunidade -  Pelo Professor Doutor Manuel Barbosa (Diretor do Serviço de Imunoalergologia do Hospital de Santa Maria às 09h15.
- Quem são e como vivem os portugueses mais velhos? – Pela Drª. Maria José Carrilho (INE Instituto Nacional de Estatísticas) às 11h15.
- Envelhecimento Ativo: Conteúdos, Estudos e Propostas de um Manual –Pela Professora Doutora Constaça Paúl (Professora Catedrática do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar),  comentador o Professor Doutor Manuel Carrageta (Presidente da SPGG) às 09h15.
- Conhecimento em Gerontologia e Recomendações Internacionais – Pela Drª Virginia Braz Gomes (Ministério do Trabalho e Segurança Social, Lisboa) às 14h30.
- Envelhecimento Ativo – Perspectivas Autárquicas – Professora Doutora Berta Nunes (Médica e Presidente da Câmara Municipal de Alfandega da Fé) às 15h15.
O Papel das Farmácias nos Cuidados de Proximidade -  Pelo Dr. António Hipólito de Aguiar (Presidente Regional da Ordem dos Farmacêuticos, Lisboa) às 16h30.
Dia 14 de Outubro
Novas Tecnologias e Novas Mentalidades: Ultrapassar Barreiras -  Pelo Arquiteto Jorge Falcato (do Departamento de Ação Social da Câmara Municipal de Lisboa).
A Medicina e o Voluntariado em Saúde – Pelo Dr. João Malhadas Martins (Projeto Saúde na Rua e da Associação Conversa Amiga) Comentadores são o Monsenhor Victor Feytor Pinto (Presidente da Comissão Nacional do Voluntariado) e o Professor Doutor Gentil Martins (Cirurgião Plástico e Reconstrutivo – Membro do Conselho Multidisciplinar da SPGG).
Prevenção do Isolamento e da Depressão -  Os Novos Reformados – Pelo Professor Doutor Mário Simões (Psiquiatra e Professor da Faculdade de Medicina de Lisboa) comentador Professor Doutor Fausto Amaro (Doutorado em Ciências Sociais, Professor do ISCSP /UTL Universidade Técnica de Lisboa, Diretor do Centro de Estudos da Família do ISCSP, Lisboa).
Avós e Netos – Relações Intergeracionais, com apresentação do Livro e Estudos Realizados – Pela Mestre Stella António (Do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas ISCSP/ UTL) tendo como comentador o Professor Doutor Daniel Serrão (Membro do Conselho Multidisciplinar da SPGG).
O congresso conta ainda com intervenções dos Exmos Srs. Professor Doutor Manuel Carrageta, Presidente da SPGG que preside à abertura e também à palestra de encerramento do Congresso.
Contactos: Secretariado do Congresso 918 494 468
Ou para PRISMÉDICA – 213 584 380 ou pelo mail congresso@prismedica.pt.
Custo de Inscrição: 40€
Data e Hora: 13 e 14 de Outubro das 09h15 até às 18h15
Local: Altis Park Hotel, Av. Eng. Abrantes de Oliveira, nº. 9 – 1900-221 Olaias junto à saída da Estação do Metro das Olaias..

Filipe de Freitas Leal 

Este artigo respeita as normas do novo Acordo Ortográfico.


contador de visitas Pessoas viram este artigo

Sobre o Autor

 - Nasceu em 1964 em Lisboa, é estagiário em Serviço Social, numa ONG, tendo se licenciado pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa - ISCSP/UL, Fundou este blog em 2007, para o debate de ideias e a defesa do ideal humanista e da solidariedade social, edita ainda outros blogs, cujo teor vai da filosofia à teologia, passando pelo apoio ao estudo autodidático. (ver o Perfil)

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Projeto gráfico pela Free WordPress Themes | Tema desenvolvido por 'Lasantha' - 'Premium Blogger Themes' | GreenGeeks Review