domingo, 11 de setembro de 2011

11 de Setembro - O Dia Que Mudou a História

O 11 de setembro de 2001, foi indubitavelmente o fim de um período e o inicio de um novo curso da História da humanidade, muito ainda está por explicar, quem de facto teria feito os atentados e como o terá conseguido?

Não querendo colocar aqui a discussão de ideias da conspiração, não deixa de facto de gerar alguma estranheza todo o ataque, motivos e consequências.

Mais importante é que logo a seguir a consequência imediata foi a guerra do Afeganistão contra os Talibãs, a sua ocupação arrasta-se ainda nos dias de hoje dez anos depois do ataque das Torres Gémeas; depois foi a guerra do Iraque para derrubar o ex-amigo Saddam Hussein, e de uma onda crescente de xenofobia anti muçulmana no velho continente e nos Estados Unidos.

Os atentados de retaliação na Europa, com os atentados de 11 de Março de 2004 em Madrid, do 7 de Julho de 2005 em Londres, e de vários atentados que se têm repetido no Paquistão, Afeganistão, Indonésia e Iraque, enfim uma panóplia de consequências que desembocaram numa nova ordem mundial que ainda se desenha no horizonte da política internacional.

As consequências também se fizeram sentir nos mercados económicos nos EUA e no resto do mundo, sobretudo devido às guerras subsequentes e a uma expectativa pessimista dos mercados. O 11 de setembro poderá mesmo estar parcialmente na base da crise do Suprime de 2008.

Este artigo respeita as normas do novo Acordo Ortográfico.



contador de visitas Pessoas visualizaram este artigo

Sobre o Autor

Filipe de Freitas Leal - Nasceu em 1964 em Lisboa, é estudante de Serviço Social no  Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas - ISCSP, Fundou este blog em 2007, para o debate de ideias e a defesa do humanismo, edita outros blogs, cujo teor vai da filosofia à teologia, passando pelo apoio ao estudo autodidático. (ver o Perfil  

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Projeto gráfico pela Free WordPress Themes | Tema desenvolvido por 'Lasantha' - 'Premium Blogger Themes' | GreenGeeks Review