quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Ciência Política # Introdução

A Ciência Política, é o estudo dos factos políticos, relativos ao Poder, à sua conquista, organização e manutenção, influenciando e orientando a vida em sociedade nos seus mais diversos aspetos tais como a economia, o Direito, a saúde e a educação públicas entre outros.

Debruça-se sobre sistemas políticos, ideologias, filosofia e história das ideias políticas, com as diversas correntes ao longo das épocas da história e das circunstâncias que a influenciaram.

Hoje em dia é mais necessário que nunca antes, termos conhecimento da política e do seu funcionamento, porque a nós diz diretamente respeito, influenciando as nossas vidas e a das gerações futuras.

No poema de Bertold Brecht, “O Analfabeto Político” onde critica as pessoas que orgulhosamente dizem não gostar ou querer saber de política, isso porque a nossa indiferença às questões políticas refletem-se no preço do pão, no desemprego, na criminalidade, na violência, insucesso escolar e tantos outros males sociais terminando claro na corrupção que mina a política.

Tal como o conhecimento de economia ou sociologia, conhecer a Ciência Política tornou-se indispensável para uma cidadania consciente e ativa, disperta para os direitos humanos e a justiça social, mas também é importante para compreender melhor a política internacional, a geopolítica ou a globalização.

O conhecimento das ciências sociais e humanas, são uma fonte de libertação intelectual e de desenvolvimento cientifico de uma nação,  a ciência politica, faz-nos compreender As revoltas no mundo árabe, as convulsões sociais na Grécia e no Reino Unido entre outros fenómenos do nosso tempo.

Aqui estão os apontamentos de Ciência Política do 1º ano do Curso de Serviço social, do ISCSP - Instituto Superior de Ciências Sociais e Politicas (UTL - Universidade Técnica de Lisboa). Os apontamentos foram redigidos por mim em 2010.

Abaixo temos pois, uma lista de artigos, relacionados com a Introdução à Ciência Política por ordem:

Ciência Política # 1 - O que é?

Ciência Política # 2 - Objetivos da Política

Ciência Política # 3 - O Povo

Ciência Política # 4 - O Território

Ciência Política # 5 - O Poder soberano

Ciência Política # 6 - A soberania

Ciência Política # 7 - Confederação e Federação

Ciência Política # 8 - Uniões Pessoais

Ciência Política # 9 - Organização interna

Ciência Política # 10 - Conceitos Platónicos

Ciência Política # 11 - Conceitos Aristotélicos

Ciência Política # 12 - Designação de cargos

Ciência Política # 13 - Monarquia

Ciência Política # 14 - República

Ciência Política # 15 - Legitimidade do Poder

Ciência Política # 16 - Nação (conceitos)

Ciência Política # 17 - Nação e o Poder

Ciência Política # 18 - A Constituição

Ciência Política # 19 - Os fins do Estado

Ciência Política # 20 - A Teoria das Elites

Ciência Política # 21 - O Parlamentarismo


Autor Filipe de Freitas Leal

Sobre o Autor

Filipe de Freitas Leal nasceu em Lisboa, em 1964, estudou Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Estagiou como Técnico de Intervenção Social numa Instituição vocacionada à reinserção social de ex-reclusos e apoio a famílias em vulnerabilidade social, é blogger desde 2007, de cariz humanista, também dedica-se a outros blogs de temas diversos.

1 comentários:

Anónimo disse...

muito explícito...

Enviar um comentário

 
Projeto gráfico pela Free WordPress Themes | Tema desenvolvido por 'Lasantha' - 'Premium Blogger Themes' | GreenGeeks Review