terça-feira, 21 de setembro de 2010

SG I - Sociologia Geral I # - Apresentação

A Cadeira de Sociologia Geral I, é uma cadeira obrigatória do 1.º semestre do 1.º ano do Curso de Serviço Social - Pós Laboral do ISCSP/UTL Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa, no ano letivo de 2010/11, cadeira esta que equivale no final a 5 créditos, 5 ECTS.
Trata-se de uma cadeira da Área Cientifica da Sociologia, com carga horária de 3 horas por semana sendo que no total devem ser dadas 130 horas, já contando com 45 horas.
Corpo Docente: A presente cadeira é ministrada pela Professora Auxiliar, Doutora Maria de Lurdes Fonseca, sendo coordenador e regente, o Professor Doutor João Bettencourt da Câmara.
Metodologia Didática: Promover aos alunos, o senso critico e a participação voluntária desse processo, de avaliação continua, de modo a desenvolver competências e /capacidades criticas e heurísticas,  bem como as suas aptidões para o estudo pessoal, que faz-se por trabalhos individuais e em grupo, participação nas aulas, leitura de livros propostos na bibliografia de sociologia.
Há ainda uma plataforma de e-learning criada pela Professora Lurdes Fonseca, para a aprendizagem e a interação entre docente e alunos, e encontram-se na plataforma, textos, aulas em slides,  e informações pertinentes à disciplina, a plataforma está inserida no seu site www.mlfonseca.net.
Objetivos: São as principais metas deste programa, o auxiliar o estudante universitário a familiarizar-se com as especificidade dos modos do pensamento sociológico, quer a nível macro, meso e micro social, em perspectiva histórica e comparativa, facultando uma visão alargada dos fenómenos sociais, e suas causas, bem como uma visão das inter-relações entre as diversas ciências sociais e o lastro teórico necessário a um aprendizado em rede para as outras cadeiras.
Avaliação: A avaliação em SG I e II é feita em RGA Regime Geral de Avaliação, ou em Exame final, sendo que no regime geral, a frequência (prova escrita) contribui com 80% para a nota final, e os outros 20% provém do trabalho individual. Em exame final, contam os 100% do exame escrito ou oral.
A Bibliografia recomendada está contida numa extensa lista, no descritor da disciplina, ver anexo abaixo.
O Programa, está exposto abaixo, capitulo a capitulo e visa acompanhar o seguimento das aulas dadas e respectivas datas, tendo o inicio a 20/09/2010.
I. Apresentação
1.1- Conteúdo programático
1.2- Informações sobre avaliação e trabalhos de grupo
1.3- Bibliografia indicada para trabalhos e leitura.
II. Emergência e fundação da Sociologia
2.1- A emergência da sociologia. Envolvente social e antecedentes
2.2- Obstáculos sociais e epistemológicos ao conhecimento sociológico
2.3- Obstáculos psicologistas, naturalistas e sociais, Definição e análise
III. Sociologia Geral e Ciências Sociais
3.1. A Sociologia Geral no concerto das ciências
3.2. Sociologia Geral e Ciências Sociais
3.3. A Sociologia Geral no século XXI
IV. A Sociologia Geral - formação, transformações e futuro
4.1- Os fundadores clássicos
4.2- A institucionalização da Sociologia
4.3- As grandes correntes contemporâneas.
Seguem-se as frequências e a apresentação dos trabalhos individual e de grupo.Documentos para Download
SG I - Sociologia Geral I / Descritor - Download Aqui.
Cronograma SG I - Download Aqui. 
Informações Gerais sobre a Unidade Curricular e Avaliação - Download Aqui.
Sociologia Geral I - Matéria Toda - Download Aqui.
Apontamentos das Aulas / Resumos A Reter - Download Aqui
Sociologia Geral I / UAb - Download Aqui.
Manual de Sociologia Geral / UAb - Download Aqui.
Teorias Sociológicas, Tradições Clássicas - Download Aqui
Preparção para Exame - Sociologia Geral I - Download Aqui
Exemplo de Exame de Sociologia Geral I - Download Aqui
A plataforma E-Learning dentro do www.mlfonseca.net
Autor Filipe de Freitas Leal

Sobre o Autor

Filipe de Freitas Leal nasceu em Lisboa, em 1964, estudou Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Estagiou como Técnico de Intervenção Social numa Instituição vocacionada à reinserção social de ex-reclusos e apoio a famílias em vulnerabilidade social, é blogger desde 2007, de cariz humanista, também dedica-se a outros blogs de temas diversos.

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Projeto gráfico pela Free WordPress Themes | Tema desenvolvido por 'Lasantha' - 'Premium Blogger Themes' | GreenGeeks Review